4 razões para você parar de comprar sofás brancos

4 razões para você parar de comprar sofás brancos.
Foto: Unsplash

Por mais que queiramos estar na moda, às vezes temos que enfrentar a dura realidade de que nossas melhores intenções não funcionam da maneira que deveriam. E para tantas pessoas – designers, especialistas em home staging e consumidores comuns – os sofás brancos foram exatamente o que não saiu exatamente como planejado.

Sofás brancos são lindos, sim. Mas em uma peça de mobiliário de destaque – e em uma peça de mobília que realmente é usada dia após dia – isso não faz muito sentido. No entanto, estamos caindo nessa por causa de, bem, “estética”.

Mesa de Lego: como montar a divertida mesa de centro
6 tendências de cores para quarto em 2024
Por que você não deve esconder os cantos de uma sala?

No entanto, os designers estão colocando o pé nessa tendência e chamando-a de coisa do passado. Conversamos com alguns designers para descobrir o porquê.

1 – Sofás brancos são impraticáveis

“O branco é uma cor tão limpa e nítida e pode adicionar uma aparência nova a qualquer espaço da sua casa”, diz Andrew Griffith, proprietário da Garden Furniture. “No entanto, quando se trata de móveis brancos, isso é coisa do passado. Sofás brancos, em especial, devem ser evitados.”

Griffith argumenta que muitos de nós temos animais de estimação, filhos ou agendas lotadas. Isso significa que simplesmente não faz sentido que um item tão importante (e amado) seja branco.

“A maioria das famílias precisa de um sofá de baixa manutenção que seja fácil de limpar, mas, ao mesmo tempo, não precise ser limpo com frequência”, diz Griffith, “portanto, um sofá branco não faz sentido, pois mostra sujeira, sujeira e cabelos mais do que sofás de outras cores e precisa ser limpo regularmente”.

2 – Eles realmente não adicionam ao espaço

Sofás brancos não são práticos, mas, além disso, também não agregam muito apelo visual.

No passado, o monocromático estava na moda… e o branco era o preferido porque se misturava ao fundo, criando uma aparência mais suave, nítida e talvez até mais limpa. Agora, à medida que as tendências de design mudam para cores mais marcantes, um espaço caiado de branco é muito menos atraente.

“Sofás brancos podem desbotar a cor de uma sala se não forem decorados adequadamente”, argumenta Griffith, “Sofás de cores mais escuras são mais estilosos, pois trazem uma sensação luxuosa a um espaço de estar e o tornam quente, em oposição à sensação fria de um sofá claro”.

Ao escolher um sofá, tente manter uma paleta de cores mais escura ou neutra”, sugere ele, “use o branco como detalhes, como almofadas ou mantas, em oposição à cor principal”.

3 – Eles são caros para limpar e manter

Nem é preciso dizer que, se você está investindo em um sofá branco, também está investindo no custo de sua manutenção. Isso significa qualquer coisa, desde a limpeza a seco do tecido sempre que houver um derramamento (que, aliás, é a única opção para sofás brancos) ou, como sugere Alessandra Wood, vice-presidente de estilo da Modsy, obter uma capa para (pelo menos) impedir que a bagunça estrague o tecido.

Wood também adverte sobre os corantes das roupas e como os corantes podem ser transferidos para o tecido, mesmo quando você está sentado. É melhor optar por uma capa deslizante por esse motivo – e depois lavar e limpar a seco a capa com frequência para manter a sensação ‘nítida’.

4 – Eles são honestamente um pesadelo visual

Ok, além da vibração caiada e do fato de que limpar seu sofá branco sempre será um projeto, você deve ter em mente que, independentemente das etapas que você seguir, poderá não obter o apelo visual que originalmente pensou que teria.

Amira Johnson, designer de interiores da Emerald Doors, compartilha sua visão. “Se [o tecido do seu sofá estiver] manchado, pode ser extremamente difícil removê-lo e o sofá nunca ficará tão bom quanto quando você o comprou”, diz ela.

“Você também terá que tomar cuidado com rachaduras”, diz ela.

Quanto mais você limpar ou lavar a superfície, mais visíveis essas rachaduras ficarão – e elas já são mais perceptíveis nas cores mais claras.

No entanto, Johnson nos encoraja um pouco se pensarmos que ainda somos parciais com a vibração branca. “No final das contas, a compra de um sofá branco deve depender da sua preferência pessoal”, diz ela. “Embora possa não se adequar a alguns estilos de vida, se você estiver disposto a fazer um trabalho extra para mantê-lo limpo, não há razão para não comprar um.”

Uma boa regra que ela sugere é considerar seu sofá como seu jeans. “Se você não se sente à vontade para comprar e usar jeans branco regularmente”, diz ela, “[então] provavelmente deve evitar comprar  sofás brancos”.

Fonte: TheSpruce

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top